Thursday, March 17, 2005

Tugas em Timor

A presença lusa em território timorense, embora tenha vindo a diminuir ao longo dos anos, ainda se faz sentir com bastante peso na vida deste jovem país.
Restringindo-me a Dili, o grande contingente de portugueses continua a ser o dos professores, que contribuem decisivamente para a implantação da língua portuguesa por estas bandas. Alguns professores estão paralelamente ligados a actividades relacionadas com a comunicação social, como programas de rádio onde já tive o prazer de ouvir os genéricos dos míticos Dartacão ou Tom Sawyer ou programas de televisão (Timor Contacto) que é emitido pela RTP Internacional.
A marca tuga não se restringe ao ensino, estendendo-se por todos os sectores económicos da vida timorense, como as telecomunicações (Timor Telecom), bancos (Caixa Geral de Depósitos), água( Águas de Portugal), obras públicas( Ensul) e hotelaria e restauração( Hotel Timor e Tasquinha).
Perdoa-me Cristiana por mais este plágio, mas não posso deixar de destacar o toque bem português que se sente no Hotel Timor, com os seus deliciosos cozidos à Portuguesa, pastéis de nata e café Delta.
Ligados à UN, estão presentes vários militares e advogados/as pertencentes à “Serious Crime Unit”, existindo ainda diversos polícias e pessoal da alfândega.
Não poderia esquecer igualmente as pessoas que estão ligadas a organizações de voluntariado como a AMI ou os Leigos para o Desenvolvimento
Ao fim de semana é tempo de encontrar todas estas caras conhecidas nas capelinhas do costume, como o Cool Spot, Carlos, AAJ ou na futebolada semanal, sempre com a boa disposição do costume.

0bitaites:

Post a Comment

<< Home